quinta-feira, 1 de maio de 2014

A Páscoa e a caça aos Ovos

A caça  aos ovos, não é uma tradição portuguesa, de modo nenhum, mas algumas são inevitáveis na sociedade que temos hoje.
Primeiro temos que definir bem o que queremos festejar e neste caso, queremos festejar a chegada da Primavera, um tempo de renovação. Depois interessa saber qual a ligação entre os ovos, os coelhos e a Páscoa. Pois! É que de facto parece que não há nada em comum, mas na verdade os coelhos transmitem uma mensagem de fertilidade e vida nova que nos traz a primavera, os ovos simbolizam também a fertilidade e a capacidade que os animais têm de se reproduzir. Como as galinhas durante o tempo frio e agreste do Inverno não põem tantos ovos, quando chega o tempo mais quentinho, põem mais e assim existe uma grande quantidade de ovos que chegam para se reproduzirem mas também para no-los oferecerem e com eles podermos fazer boas guloseimas para festejar a Páscoa. Os ovos pintados são um exemplo de utilização desses ovos que podem ser consumidos nas refeições das famílias, mas também servem para enfeitar as mesas dessas refeições. Mais tarde surgiram os ovos de chocolate, em França o que rapidamente se espalhou para o mundo inteiro. As amêndoas de açúcar, surgiram também no século XVIII, na Europa para imitarem os ovos e assim passaram a fazer parte das festas características desta época do ano.
Como os americanos não querem ficar atrás dos europeus, esquecendo-se que grande parte do que aprenderam, foi com eles, começaram também a festejar com ovos, mas de chocolate, inventando que um coelho (embora fosse um coelho especial, o da Páscoa) carregando um grande cesto de ovos de chocolate, os escondia nos jardins, para que as crianças, em ambiente de jogo, os procure e encontre.
Assim, com a globalização, começámos também a assumir esta tradição como nossa, fazendo uma espécie de jogo de pista, com quadras, enigmas, charadas, para que as crianças procurem inteligentemente os ovos de chocolate e, melhor ainda, os encontrem!
Este ano, tivemos que fazer a "Caça aos Ovos" dentro da sala, pois no dia combinado, estava a chover. (coisa que já começa a fazer parte do nosso dia a dia...)











Depois cada um comeu os seus ovinhos de chocolate que eram tão deliciosos!
Beijinhos doces de chocolate!!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário