segunda-feira, 10 de março de 2014

Os aniversários

É bastante importante na nossa cultura o festejo dos aniversários.
Nem todas as culturas o fazem, mas as festas de aniversário simbolizam a vida, o crescimento, a alegria! Quase todas as crianças gostam imenso de festejar o "dia dos anos". Quantas vezes passam os últimos meses antes, a perguntar aos adultos: "Quanto tempo falta para eu fazer anos?"
No Jardim de Infância é costume os pais levarem um bolinho, mas quando não levam, os adultos tratam de resolver o assunto de alguma forma.
Como educadora, penso que é muito mais importante o simbolismo de um simples bolo de aniversário, do que a complicação de um bolo muito cheio de cremes, sacos com guloseimas para dar aos amigos... e outros maus hábitos que se foram adquirindo com os costumes de outros países.
Quando eu era pequena, filha de uma família com muitas crianças, recordo com alguma nostalgia, que ninguém fazia anos sem bolo. É que dois dos meus irmão e eu fazíamos anos em datas muito aproximadas e muitas vezes havia a necessidade de fazer a festa dos três todos juntos, até por razões económicas... mas não era possível, mesmo que se fizesse a festa no mesmo dia... tinha que haver um bolo para cada um! Era inevitável!

Aqui ficam algumas das fotos de aniversariantes da nossa sala:







Beijinhos doces......

Sem comentários:

Enviar um comentário