segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Liberdade

Esta semana festejamos o Dia da Liberdade! Integrámos hoje várias áreas de conteúdo desde a língua às ciências. Começámos com a leitura de uma história de quando a Cristina era criança, que nos explica como era a vida em Portugal antes do 25 de Abril de 1974. A história chama-se "A Cidade dos Vilecos" e é assim:



"A cidade dos Vilecos tem um grande sol.
As crianças costumam aí brincar ao arco com o sol, pois na cidade dos vilecos elas têm essa liberdade e todas as outras liberdades.
Um dia os vilecos fizeram uma grande festa, muito barulhenta. Escreveram nos muros, espalharam versos e flores e dançaram nus.
Houve muitos engarrafamentos.
Então começaram a dizer que eles eram irreflectidos, desobedientes e malcriados. A estes, os vilecos chamaram-lhes velhos.
Os vilecos perceberam que não era possível explicar o segredo da festa aos velhos e não quiseram perder tempo a fazer-lhes festinhas.
Puseram-se então a construir uma cidade.
A cidade não tinha nome para que todos lhe pudessem dar um nome dos seus amores.
Para mim chamo-lhe a cidade dos Vilecos.
...
Os Vilecos eram todos feios, aleijados, anormais e desprezados, porque eram filhos dos pobres; mas quando eles começaram a ter filhos, notou-se que eles eram os mais belos dos humanos.
Os velhos começaram então a invejar as canções dos Vilecos, as festas dos Vilecos, os filhos dos Vilecos e o projecto da Cidade dos Vilecos e começaram a vestir-se de animaisn ferozes, com bonés, fardas, medalhas e tudo. E mandavam toda a gente vestir-se assim; diziam eles, para defender a integridade de muita coisa.
Depois começou a grande perseguição aos Vilecos.
E sobre isto não digo mais nada por causa duma certa besta que tinha milhares de olhos, de que se fala mun livro muito célebre.
Agora os Vilecos procuram juntar-se, mas os olhos da besta aparecem sempre no meio deles; e é por iso que eu escrvo este livro, neste dia, para vos avisar que os verdadeiros Vilecos são aqueles que SABEM CANTAR e que NÃO TÊM VERGONHA DE AMAR."



Esta história, como nos contou a Cristina, já tem quase a idade dela (já deve ter quase 50 anos) e foi escrita por um amigo de um seu tio que se chamava JORGE VILAÇA e que foi um grande artista e conta-nos que era assim a vida em Portugal antes da "Revolução dos Cravos" como é conhecido o "25 de Abril  de 74" no mundo inteiro, por terem sido distribuídos muitos cravos vermelhos às pessoas e aos militares que se encontravam em Lisboa durante esse dia e os seguintes.

Então estava lançado o mote para a experiência de hoje: Tingir cravos brancos de forma a que ficassem vermelhos.

Então colocámos os cravos numa jarra grande com água tintada com corante alimentar vermelho. E agora é só esperar para ver o que acontece.








Beijinhos para todos e viva a LIBERDADE!


Sem comentários:

Enviar um comentário