domingo, 27 de janeiro de 2013

As Ciências - Conceito de Densidade

Na quinta feira, tivemos uma sessão de ciências.

Sabiamos que o gelo é água em estado sólido.
Tinhamos um problema, que era saber se um cubo de gelo iria ao fundo da água ou de outros líquidos, uma vez que era água, ou se pelo contrário, flutuava.

Teríamos que experimentar para verificar o que sucederia.


Então arranjámos dois copos transparentes e colocámos a mesma quantidade de líquido em cada um deles: Um com água, outro com alcool.


Tinhamos também preparados alguns cubos de gelo.


... corante alimentar...




A Paula colocou algumas gotas de corante vermelho, para se poder ver melhor.


Depois colocámos um cubo de gelo em cada copo... e verificámos que o cubo ia ao fundo com o alcool e flutuava na água.


Questioná-mo-nos porquê, uma vez que alguns diziam que o que ia ao fundo era porque era mais pesado. Teoria que neste caso não se poderia aplicar pois os cubos de gelo eram iguais, as quantidades de liquido eram iguais, e até o corante era igual, para que não houvesse dúvidas. 
... mas as dúvidas continuavam!

A Cristina e a Paula falaram-nos então de uma coisa que se chama DENSIDADE, que quer dizer que as substâncias têm mais ou menos espaços dentro de si e que dentro desses espaços conseguem "armazenar" ar.

Então, o cubo de gelo não foi ao fundo da água, porque a água é mais densa que o próprio cubo de gelo, ou seja, tem menos espaços dentro de si quando está no seu estado líquido, do que quando se encontra no estado sólido.

Por outro lado, foi ao fundo no copo com alcool, porque era mais denso do que ele, ou de outra forma, poderemos dizer que o gelo é mais denso do que o alcool.


Fizemos depois a experiência com azeite...


... e verificámos que flutuou tal como na água.

Então poderemos concluir que a água líquida e o azeite são mais densos que o gelo. E que o alcool é menos denso que o gelo.

Foi giro, e assim, a brincar, também aprendemos CIÊNCIA!

Beijinhos!!!!!! (doces...)

Sem comentários:

Enviar um comentário