domingo, 25 de maio de 2014

O Senhor Martinho veio ao Jardim de Infância

No Dia Mundial da Família tivemos connosco o Sr. Martinho Dias, bisavô da "nossa" Teresa que é um artesão muito simpático e se disponibilizou para passar o dia no Jardim de Infância a mostrar-nos como se ele cria e transforma quase magicamente, pequenos pedaços de madeira, em peças que representam alfaias agrícolas ou carros puxados por animais, baseados nos que ele conhecia quando era mais jovem. Estas lindíssimas peças estiveram expostas na nossa escola durante as duas últimas semanas para que toda a comunidade educativa as pudesse observar.
Foi muito interessante poder ver com os nossos próprios olhos a paciência e o cuidado que o Sr. Martinho coloca na execução de cada peça.





Beijinhos docesssssss..................

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dia Mundial da Família

Hoje é o Dia Mundial da Família!

Quisemos homenagear todas as famílias do nosso Jardim de Infância!

Convidámos um bisavô de uma das nossas meninas, que é um excelente artesão e que tem dedicado grande parte do seu tempo livre a criar peças de artesanato, fundamentalmente ligadas ao trabalho da terra (agricultura), para expor as suas belas peças no nosso Jardim de Infância. Mas não ficamos por aqui. Lançámos ao Sr. Martinho um desafio que foi o de passar o dia connosco a fazer uma das suas peças e a explicar-nos com se fazem, porque gosta de as fazer e como tudo começou.
Foi um dia muito grande e muito rico em aprendizagens!



Deixamos aqui este "cheirinho" mas oportunamente postamos mais fotos e até talvez, quem sabe, um filme com tudo o que aconteceu neste dia.

Da parte da tarde recebemos os pais ou avós para virem ao Jardim, visitar a exposição e para fazer actividades nas salas com os seus filhos ou netos, ou então para colaborarem numa grande pintura mural alusiva à data.


Houve alguns meninos e meninas que não puderam ter com eles os pais porque estes estavam a trabalhar, mas foi muito rico este dia!!!!!!

Beijinhos para todas as FAMÍLIAS de Vale da Pedra!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Participação dos Pais

A Participação dos pais no Jardim de Infância é de extrema importância, uma vez que ajuda a valorizar a escola e as aprendizagens formais.
Não tendo sido possível às famílias participar na leitura de uma história durante a semana da leitura, mais tarde a Mamã da Rita, veio à sala contar a história do "Elmer e um dia diferente".
Depois propôs-nos uma actividade que exigia que desenhássemos padrões e repetição de elementos.


O nosso placard ficou ou não ficou bonito?

Ainda o 25 de Abril

Uma forma de comemorarmos o 25 de Abril, este ano foi o termos solicitado aos pais o que sabiam sobre a Revolução dos Cravos. Todas as respostas que recebemos foram extraordinárias! As famílias participaram na actividade com muito interesse e o resultado foi espantoso. Fizémos um placard que agora, depois de desmanchado já deu origem a um livro.

E Viva a Liberdade!!!!

Dia Internacional do Livro Infantil

No dia Internacional do Livro Infantil, tinhamos pedido antecipadamente aos pais para nos virem contar uma história ao Jardim, mas como não foi possível, inventámos nós uma história a partir de uma personagem de uma história que a Cristina nos contou.

Assim, surgiu-nos a História do Senhor Horácio, que depois de devidamente ilustrada, deu origem a um livro:










... e assim temos mais uma história e desta vez, feita por nós!

(beijinhos docessss)

Plantas, caminhos e mapas

Já começámos a aprender a ler mapas e plantas.
Com os passeios que temos feito desde que o bom tempo nos permite, aprendemos a andar pela berma da estrada, aprendemos alguns caminhos e aprendemos que podemos registar isso para a posteridade!



Cá está! A planta do Vale da Pedra, desde o jardim de Infância até à estação do caminho de ferro (porque é de comboio que a Cristina vem trabalhar todos os dias).

Beijinhos!

Pintura

Fizémos pintura mural. Já que não podemos fazê-la na parede, fizémos num grande papel cenário!
Ficou lindo ou não, heim?







E assim se fazem coisas lindas na nossa escola!

O placard de Primavera

Finalmente completámos o nosso placard de Primavera!
Borboletas, flores, insectos, muitos insectos...


Beijinhos docessssssssssssssss!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Comunicação e Relações Intergeracionais

Que grandes palavrões para dizer que tivémos connosco os idosos do Centro de Dia de Valada para em conjunto elaborarmos trabalhos sobre a primavera para a nossa exposição!
Foi muito bom e aprendemos imenso com estes "meninos idosos" como alguém lhes chamou.
A exposição dos trabalhos ainda não está completa, mas depois postamos fotos.
Agora estão aqui algumas desta nossa manhã tão bem passada.



Nesta foto e na anterior, vemos o trabalho em comum com os "meninos idosos"



Ao mesmo tempo, noutra mesa, outros meninos e meninas pintavam pedaços de caixas de ovos, de cartão, recortados em forma de flor...





Aqui as flores quase prontas, já com os pés. Noutra mesa, outro grupo de meninos e meninas, picotavam pedacinhos de cartolina verde em forma de folhas para colar nos caules das flores. (não temos foto, mas podemos imaginar, não é?)



Aqui o ramos das flores já pronto!


Não está um espectáculo?
(desculpem, mas a Cristina é um bocadinho avessa ao  (des)acordo ortográfico)



Aqui duas belas fotos do grande grupo


A Rute a oferecer as flores de papel construídas pelos meninos à D. Matilde, em nome de todas as crianças e adultos do Jardim de Infãncia de Vale da Pedra e como forma de agradecimento a todos os utentes do Centro de Dia de Valada pela disponibilidade sempre demonstrada em colaborar connosco em todas as actividades propostas.

Um beijinho especial à directora técnica, Dra. Elodie, que neste dia fez anos!

PARABÉNS, FELICIDADES E MUITOS ANOS DE VIDA!

Dia da Mãe

Comemorar tradições é aprender com o que os nossos antepassados fizeram e isso tem a ver com lutas por uma vida melhor, pelo direito a uma família, pelo direito a uma vida digna. Assim as mães deste mundo merecem um mimo e ninguém melhor que as crianças para as encherem de mimos!

Ainda não é domingo, mas acreditamos que as mães não vêm ao blogue ver as fotos antes de receberem a prenda (ehehehehe)


Caixas de ovos, de cartão...


Pintadas...


...por fora...


... e por dentro.


Decoradas com restos de tecidos e cola branca...


Um cartão, também com restos de tecido e uma poesia da Matilde Rosa Araújo...


... materiais de costura, tais como alfinetes, agulhas, linhas dedal...


... e ficaram uns belos embrulhos de presente para as melhores mães do mundo!

Feliz dia da Mãe!!

25 de Abril

Para comemorar o dia da LIBERDADE pedimos às famílias que nos contassem o que sabem, ou o que se lembram de que lhes tenham contado sobre esse dia, há 40 anos atrás. Esse trabalho poderia ser feito sob a forma de um texto, um desenho, uma foto, ou de qualquer outra forma. O limite era a criatividade de cada família.
Chegaram-nos trabalhos magníficos e fizémos um painel que ficou extraordinariamente bonito e rico, enfeitado com cravos vermelhos verdadeiros e outros de papel, feitos por nós.
Cada criança levou para casa, ao fim do dia um cravo de papel elaborado por si.
Logo que tenhamos tempo, faremos um livro com todos os trabalhos e depois mostramos aqui.

Beijinhos doces e viva a liberdade que só temos hoje porque a revolução levada a cabo por uns quantos militares, há 40 anos atrás, no-la trouxe!

A Páscoa e a caça aos Ovos

A caça  aos ovos, não é uma tradição portuguesa, de modo nenhum, mas algumas são inevitáveis na sociedade que temos hoje.
Primeiro temos que definir bem o que queremos festejar e neste caso, queremos festejar a chegada da Primavera, um tempo de renovação. Depois interessa saber qual a ligação entre os ovos, os coelhos e a Páscoa. Pois! É que de facto parece que não há nada em comum, mas na verdade os coelhos transmitem uma mensagem de fertilidade e vida nova que nos traz a primavera, os ovos simbolizam também a fertilidade e a capacidade que os animais têm de se reproduzir. Como as galinhas durante o tempo frio e agreste do Inverno não põem tantos ovos, quando chega o tempo mais quentinho, põem mais e assim existe uma grande quantidade de ovos que chegam para se reproduzirem mas também para no-los oferecerem e com eles podermos fazer boas guloseimas para festejar a Páscoa. Os ovos pintados são um exemplo de utilização desses ovos que podem ser consumidos nas refeições das famílias, mas também servem para enfeitar as mesas dessas refeições. Mais tarde surgiram os ovos de chocolate, em França o que rapidamente se espalhou para o mundo inteiro. As amêndoas de açúcar, surgiram também no século XVIII, na Europa para imitarem os ovos e assim passaram a fazer parte das festas características desta época do ano.
Como os americanos não querem ficar atrás dos europeus, esquecendo-se que grande parte do que aprenderam, foi com eles, começaram também a festejar com ovos, mas de chocolate, inventando que um coelho (embora fosse um coelho especial, o da Páscoa) carregando um grande cesto de ovos de chocolate, os escondia nos jardins, para que as crianças, em ambiente de jogo, os procure e encontre.
Assim, com a globalização, começámos também a assumir esta tradição como nossa, fazendo uma espécie de jogo de pista, com quadras, enigmas, charadas, para que as crianças procurem inteligentemente os ovos de chocolate e, melhor ainda, os encontrem!
Este ano, tivemos que fazer a "Caça aos Ovos" dentro da sala, pois no dia combinado, estava a chover. (coisa que já começa a fazer parte do nosso dia a dia...)











Depois cada um comeu os seus ovinhos de chocolate que eram tão deliciosos!
Beijinhos doces de chocolate!!!!!